.
Tavira é conhecida como «a Roma do Algarve», tal é o número de igrejas que existem na cidade. Há igrejas e capelas propriedade do Estado, da Igreja Católica, de particulares e provavelmente até do município.
As igrejas tavirenses, de vários tamanhos, estilos, épocas e configurações, são uma parte fundamental dos circuitos turísticos pela cidade. No Verão passado, aliás, a matriz, a Igreja de Santa Maria do Castelo, foi reconhecida pelo Tripadvisor com o prémio Travelers’ Choice 2022, por fazer parte do lote de 10% dos locais turísticos mais atrativos do mundo. Mesmo que estes rankings pouco digam, a verdade é que ter uma singela igreja algarvia escolhida pelos utilizadores do TripAdvisor como um dos principais locais do mundo a visitar é super importante.
Elisabete Rodrigues – Sul Informação
Aproveitando este artigo da Elisabete Rodrigues jornalista do sul Informação quero acrescentar alguns dados históricos sobre esta perola do património de Tavira e do Algarve.
Em 1242 os Cavaleiros de Santiago conquistaram Tavira aos mouros e o seu líder, Paio Peres Correia ordenou a construção da Igreja de Santa Maria do Castelo no local onde antes existia a mesquita, e foi assim, surgiu este belo monumento gótico com grande importância na história da cidade.
Tavira teve um papel logístico importante nas conquistas portuguesas do norte de África e foi, na igreja de Santa Maria do Castelo que o Infante D. Henrique recebeu o titulo de Duque de Viseu e Senhor da Covilhã depois da conquista de Ceuta.
A igreja teve graves danos no terramoto de 1755 e teve de ser reconstruída, mas ainda mantem muito da construção original.
Mesmo que escolha outro local para ficar Tavira é sempre um excelente local para visitar onde em cada rua se sente o peso da história.
E6L