Aeroporto Gago Coutinho em Faro
– Numa resolução aprovada em Conselho de Ministros em 2022, o Aeroporto Internacional de Faro, passou a ser designado por Aeroporto Gago Coutinho; com o objetivo de comemorar os 100 anos da primeira travessia do Atlântico Sul; e também a descendência algarvia de um dos heróis da extraordinária façanha.
– Fazendo uma breve resenha deste acontecimento, Gago Coutinho e Sacadura Cabral, oficiais da Marinha Portuguesa, partiram de Lisboa a 30/03/1922, e chegaram ao Rio de Janeiro (Penedos de S. Pedro e S. Paulo) a 17/04/1922 atravessando assim o Atlântico Sul., utilizando para o efeito 3 hidroaviões, a uma velocidade média de cerca de 130 km/h.
– É uma homenagem merecida; até porque segundo os jornais da época o feito foi efusivamente festejado em Portugal e particularmente no Algarve. E embora hajam divergências de opinião sobre se Gago Coutinho nasceu em Lisboa ou em S. Brás de Alportel, existe porém a certeza de que o seu pai José Viegas Gago Coutinho, era efetivamente natural de S. Brás de Alportel.
– Era a época dos pioneiros da aviação, e o comandante da Marinha Americana Albert Cushing Read, conseguira atravessar o Atlântico Norte pela primeira vez em maio de 1919, o que constituiu mais uma motivação para os pioneiros portugueses; que tiveram de resolver inúmeros desafios logísticos e técnicos, como o desafio de criar o “sextante com horizonte artificial” e o “corretor de rumos”, que deram início ao princípio da navegação científica, métodos utilizados até à Segunda Guerra Mundial.
– Em 1922 Portugal vivia as consequências da Primeira Guerra Mundial, e os efeitos da devastadora Pneumónica. Por isso, a viagem Transatlântica criou um clima de euforia e a subida da autoestima nacional, reforçada pelo reconhecimento internacional do feito, que ajudou a amenizar a dureza dos tempos. Por outro lado o Aeroporto de Faro inaugurado em 11/07/1965, foi uma ferramenta essencial para o fantástico crescimento económico que a região algarvia conheceu através da expansão da atividade turística. Por isso, acho muito feliz e oportuna a denominação dada ao referido equipamento, de: Aeroporto Gago Coutinho.
E6L