Rota do Petisco no Algarve

Na Rota do Petisco no Algarve tem oportunidade de provar deliciosas iguarias nos 176 estabelecimentos nos 11 concelhos algarvios que aderiram à “Rota do Petisco” que vão proporcionar experiências memoráveis aos visitantes.

Portugal é reconhecido pela beleza do seu território pela simpatia e o bem receber das suas gentes e pela sua gastronomia que merece um destaque especial para quem nos visita.

Sendo a gastronomia portuguesa um importante cartão de visita é natural que vão acontecendo diversos eventos á volta tema e é assim que nasce a Rota do Petisco no Algarve que decorrerá de 15 de Setembro a 15 de Outubro em 176 estabelecimentos de 11 concelhos algarvios onde poderá experimentar os mais famosos pratos e sobremesas da região a preços mais “em conta”.

No programa de 2023, os “profissionais do petisco” terão 31 dias para provar as deliciosas iguarias nos 176 estabelecimentos aderentes espalhados pelos municípios de AljezurVila do Bispo, LagosPortimãoMonchique, Lagoa, Silves, Albufeira, Loulé, São Brás de Alportel e Tavira.

Só para lhe fazer crescer água na boca…

Tiborna de Sardinha, Ostra com Copo de Vinho, Pakora de Vegetais, A Cavala na Horta, Biqueirão com batata doce, Tártaro de peixe da costa algarvia, Chouriço no Alho, Tomate verde frito e abacate esmagado sobre waffle, Taco de pulled pork, couve roxa, pico-de-gallo, sour cream, Kunafah, Ovos mexidos com maçã, Pickle waffles, Tartar de Carapau com Chips de Mandioca, Sardinha Maçaricada…

Então agora vamos às sobremesas: Lesma de Silves e chá de flor de laranjeira com cidreira ou licor de laranja, Pudim de Alfarroba, Mousse de Laranja e Figo, Affogato, Brownie de batata doce, Dom Rodrigo, Vieira à White Shell…

Para “rematar” um bom medronho…

E6L

O Passaporte custa 1,50€ e garante o acesso ao evento: em cada paragem, o livrete é carimbado e, quantos mais petiscos provar e mais carimbos se colecionar, mais hipóteses cada petiscador tem de ganhar excelentes prémios.

O menu Petisco (prato + bebida) custa 4 euros e o menu Doce (sobremesa + bebida) são 2,50 euros. Dentro da Rota existem “outras” rotas, nomeadamente, a Rota do Mundo – uma seleção de pratos típicos de outros países, como Cabo Verde, Argentina, Peru, México, Turquia, Índia, Tailândia, China ou Japão, permitindo dar a volta ao Mundo sem sair do nosso cantinho no Algarve.

Já a Opção Vegetariana ganha novo destaque, nesta edição, com cada vez mais restaurantes a oferecê-la e um total de 15 estabelecimentos a servi-la como prato principal.

Conceituados Chefs da região voltam a “atuar” na Rota à boleia da Audi, a marca parceira oficial desta modalidade. É a Rota dos Chefs através da qual, pelo custo de 5 euros (prato + bebida), os petiscadores são convidados a degustar da melhor cozinha de autor da região em agradáveis espaços, entre os quais, restaurantes de hotel.

O Passaporte da Rota do Petisco 2023 já se encontra em distribuição pelos estabelecimentos aderentes (saiba quais em www.rotadopetisco.com) e por alguns pontos de venda oficiais em cada um dos municípios que integram o evento, e que serão revelados em breve.

Para felicidade dos fiéis petiscadores que, ao longo destes 13 anos, têm vindo a colecionar os passaportes da Rota, foram produzidas quatro capas diferentes e bastante originais. Um trabalho, uma vez mais, assinado pela BuummDesign e que vem ao encontro das expetativas da Associação Teia D’Impulsos, organizadora do certame: atrair cada vez mais jovens e turistas estrangeiros para a Rota.

Elementos da gastronomia típica de cada um dos municípios, como a batata doce em Aljezur ou a sardinha em Portimão, surgem animadas e muito coloridas, cheias de atitude e prontas a “reclamar” o seu lugar à mesa.

O Passaporte continua a ser solidário e o processo será ainda mais desafiante e gratificante para as instituições sociais que queiram ser apoiadas, uma vez que os projetos pré-selecionados vão integrar um Bootcamp de Empreendedorismo Social, levado a cabo pela Teia D’Impulsos. O júri irá escolher como “vencedores” aqueles que apresentarem maior impacto social.

Elizabete Rodrigues – Sul Informação

Este tipo de iniciativas são um excelente pretexto para sairmos da nossa zona de conforto e ir conhecer zonas menos turísticas que de certeza nos vão surpreender pelas suas belezas naturais e a simpatia dos seus habitantes sempre prontos a receber bem.

E

Subscription Form

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Translate »