Origens do Carnaval como é vivido no Algarve

Carnaval é uma das festas populares mais conhecidas no mundo ocidental, sendo a maior festividade do Brasil. Sua origem remonta à Idade Média e tem associação direta com o cristianismo. O Carnaval chegou ao Brasil, durante o período colonial, caracterizado por diversas brincadeiras, como o entrudo.Ao longo do século XX, uma série de ritmos e danças passaram a fazer parte do Carnaval brasileiro. Atualmente, ritmos como o samba, o maracatu e o frevo são seus símbolos. O Carnaval transformou-se na principal festa popular brasileira a partir da década de 1930 e, atualmente, conta com os blocos de rua que acontecem nos grandes centros do país, assim como os desfiles das escolas de samba. Bailes de máscaras faziam parte do Carnaval europeu. O Carnaval é uma festa que surgiu, durante a Idade Média, em relação direta com o cristianismo. Alguns historiadores, no entanto, buscam encontrar as origens mais remotas que nos ajudem a entender algumas de suas práticas. Assim, o Carnaval pode ter surgido oficialmente na Idade Média, mas alguns elementos da festa foram herdados de celebrações da antiguidade. Esses elementos antigos foram herdados de celebrações de diferentes povos, destacando-se os mesopotâmicosgregos e romanos. A ideia que marcava o Carnaval medieval era a do “mundo de cabeça para baixo”, isto é, um mundo no qual a ordem das coisas foi invertida temporariamente, sendo essa característica encontrada em uma festa mesopotâmica. Gregos e romanos realizavam festas em homenagem a Dioníso (Baco, para os romanos), e essas festas promoviam bebedeiras e outros prazeres carnais. No decorrer da Idade Média e com a consolidação da Igreja Católica, houve uma busca pelo controle dos ímpetos festivos da população. Isso porque as festas eram tidas como exageros, portanto, propensas a práticas enxergadas como pecaminosas. Assim, durante a Alta Idade Média, a Igreja estabeleceu a Quaresma — período de 40 dias que antecede a Semana Santa e é marcado pela contrição e pelo jejum.

 

Biblioteca Professor Lydio Machado Bandeira de Melo

Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais

 

Seja qual for a perspetiva histórica escolhida sobre a origem do Carnaval, vamos sempre parar a uma festa iminentemente popular em que as pessoas abandonam os seus fatos do dia a dia e interpretam outras personagens e se divertem muito a fazê-lo.

No Algarve a festa do Carnaval não foge à regra porque, numa região com tanta história, as tradições vivem-se com alma e coração.

 

E6L

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Translate »